sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Jovens do Florir Toledo participam de Acampadentro



Os adolescentes que fazem parte do programa Florir Toledo tiveram um final de semana diferente, na semana passada. Eles participaram de sexta a domingo, de 27 a 29 de agosto, do I Acampadentro, ou seja, um acampamento dentro da sede do projeto. Organizados em grupos, os jovens trouxeram barracas e roupas de cama para passar o final de semana. “Foi uma novidade para eles. Muitos nunca tinham participado de um acampamento e mesmo das atividades programadas”, comenta o coordenador do projeto Oséias Soares dos Santos.
A programação incluiu atividades no ginásio da escola Ecológica Ari Arcássio Goesller, no lado da sede do projeto, na piscina pública e no campo sintético, além de um passeio ciclístico no domingo, até a pista de bicicross, no Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre, com acompanhamento da Guarda Municipal em todo o trajeto para garantir maior segurança aos participantes.
Eles também tiveram um jantar especial, a base de pizza, um compromisso da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, pela parceria no plantio de mudas de árvores. O jantar foi patrocinado pela entidade, como forma de retribuir aos jovens o apoio ao plantio de árvores. “Teve participante que não queria comer pizza, pois nunca tinha experimentado”, confessou o coordenador do projeto.
Para eles, acredita Oséias, a atividade foi extremamente prazerosa e totalmente diferente. Além disso, ele destacou o compromisso do projeto e das secretarias envolvidas em retribuir aos jovens um pouco daquilo que eles estão proporcionando ao município através de suas atividades. Durante os treinamentos, os alunos fazem atividades que contribuem para o embelezamento do município e a recuperação ambiental através do plantio de flores e também de árvores nativas.
Além da pizza, os jovens degustaram no domingo, antes de encerrar a programação, um porco à pururuca, assado por parentes e amigos dos integrantes do projeto. A cozinha social deu suporte com a aquisição e preparo dos alimentos servidos durante os três dias e o Projeto Brinca Toledo com a cedência de equipamentos para brincadeiras e outras atividades, além de água da Sanepar. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram e a intenção é fazer novas edições em datas a serem programadas.
“O acampamento foi muito bom, juntou todo o mundo e foi bem divertido”, comentou Lucas Henrique Silva, 16 anos, há dois anos no projeto. Segundo ele, outras atividades já foram feitas, porém nenhuma tão boa como esta. “A gente faz fez passeios turísticos, mas o acampamento foi melhor”, avaliou ele, destacando a harmonia de todo o grupo e a diversidade de atividades oferecidas. O rapaz conclui o último ano do ensino médio no ano que vem, quando se desliga do projeto, e prepara-se para o seu primeiro vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário