terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alunos do Florir participam de curso prático Propagação de Arvores Frutiferas


Integrantes do programa Florir Toledo participaram na quinta-feira, 4, durante todo o dia, de um curso prático de propagação de mudas de roseiras e outras plantas ornamentais, além de frutíferas. O treinamento foi na sede da entidade, no Jardim Santa Maria. A atividade faz parte do programa de educação ambiental implantado no começo do ano com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através da Caixa Econômica Federal. Os cursos começaram em março deste ano e deverão estender-se até setembro, totalizando 240 horas. Serão investidos R$ 25 mil na contratação de profissionais e compra dos materiais necessários para a viabilização dos cursos, divididos em vários módulos.
Na próxima semana, o enfoque será outro. Os alunos vão participar de uma aula prática no laboratório de desenho da Pontifícia Universidade Católica, campus de Toledo, sobre paisagismo. Durante dois meses, na tela do computador, os alunos vão aprender a projetar jardins de diversas formas e tamanhos.
Integrando o projeto, os adolescentes já participaram do módulo de botânica, com orientações sobre as espécies, famílias e classificação das plantas, propagação das espécies por sementes, além de orientações na área de vigilância sanitária sobre o surgimento de animais peçonhentos por conta de hortas e jardins mal cuidados. Os alunos vão ter ainda orientações sobre adubação orgânica e a elaboração de arranjos florais e artificiais para os mais diferentes tipos de eventos, no último módulo, em setembro.
Giovane Miguel Santiago, 15 anos, morador do Jardim Coopagro, incorporou novos hábitos depois de participar do programa. Com as orientações que está tendo no curso está aprendendo a mexer com a terra e o fruto deste contato está aparecendo em casa. Junto com o pai ele cuida do jardim e de uma horta domiciliar, onde planta alface, rúcula, tempero verde, entre outros produtos, que servem para o alimento da família e até dos vizinhos. “Antes a gente comprava. Hoje a gente cultiva em casa algumas verduras e quando sobra dá para os vizinhos”, diz ele, que não pretende abandonar este hábito embora pretenda fazer um curso técnico e seguir carreira como eletricista. “Nenhum dos piás (adolescentes) tinha jardim ou horta em casa. Hoje eles levam mudas de flores e verduras e plantam em casa”, acrescenta.
Ao todo, 50 adolescentes estão participando do curso, dos quais 40 que freqüentam o Florir Toledo e outros dez que fazem parte da lista de espera. O Florir Toledo é um programa social do município que atende jovens de baixa renda com o fornecimento de uma bolsa mensal para participar de cursos e atividades esportivas e culturais no contraturno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário