terça-feira, 16 de agosto de 2011

Participantes dos projetos Jovem Jardineiro e Florir trocam experiências no RBV



O auditório do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) recebeu a visita de 50 adolescentes de Toledo, na manhã desta quarta-feira (6). Eles fazem parte do Projeto Florir, daquele município, e vieram à Itaipu participar de um intercâmbio com integrantes do Projeto Jovem Jardineiro, uma das modalidades do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT).

Os Projeto Florir foi inspirado no Jovem Jardineiro. Ambos têm muito em comum, sobretudo a formação profissional em jardinagem vinculada à melhoria da qualidade de vida e à sustentabilidade ambiental.

Cerca de 20 jovens jardineiros participaram da integração. Os adolescentes trocaram experiências e apresentaram as atividades socioambientais executadas pelos dois programas. Também teve dinâmicas em geral e até ginga de capoeira do Projeto Florir. À tarde, os jovens foram visitar as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves. “É um intercâmbio de conhecimento, estamos passando e adquirindo experiência, sem contar as novas amizades”, fala Henrique José Gomes, integrante do Projeto Florir.

O coordenador do Jovem Jardineiro, Vinícius Ortiz de Camargo, da Divisão de Área Ambiental (MAPA.CD), explica que, além de ser um momento de integração, é possível saber como os programas semelhantes ao de Itaipu funcionam em outros municípios. “Para os jovens esta integração é importante no fortalecimento da identidade do grupo e do projeto”, diz.
Segundo Oséias Soares dos Santos, coordenador do Florir, a intenção da integração foi aproximar os dois projetos. “A nossa intenção é adequar e melhorar”, conta

Segundo Lucilei Bodaneze Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE. CD), a união entre os dois grupos leva a educação ambiental a outros municípios da Bacia do Paraná 3. “Este é um momento de troca, que beneficia ambas as partes e estimula a melhoria dos projetos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário