terça-feira, 16 de agosto de 2011

Alunos do Florir Toledo participam de intercâmbio


Um total de 54 alunos do Florir Toledo participou na quarta-feira (6), de uma viagem a Foz do Iguaçu para um intercâmbio com alunos do projeto naquela cidade, além de conhecer as belezas naturais de Foz do Iguaçu. Nesta ação, os adolescentes do Florir se reuniram com outros jovens em Foz do Iguaçu para conhecer o trabalho do programa Jovem Jardineiro, o qual recebe o apoio da Itaipu Binacional. O intercâmbio faz parte de uma ação para troca de experiência entres projetos do mesmo segmento. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as Cataratas do Iguaçu, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e o Parque das Aves. O Florir Toledo já havia recebido a visita de outros grupos, mas esta foi a primeira vez que eles saíram de Toledo para conhecer uma iniciativa de outro município.

Conforme o coordenador do Florir, Oséias dos Santos, o objetivo maior deste trabalho foi aproximar e agregar novos conhecimentos. “O trabalho foi fundamental para troca de informações. O intercâmbio possibilitou mostrar o trabalho que desenvolvemos no Florir. Da mesma forma, aprender novas técnicas e trazer para o nosso projeto novas formas de trabalho e conhecimento”.

Além deste conhecimento prático e teórico, segundo Oséias, o intercâmbio abriu novas fronteiras de amizades. “A importância deste trabalho não está em somente levar conhecimento ou fazer trocas de experiências. Participar de uma ação como essa é criar novos vínculos e amizades”. É o que afirma também uma das alunas do programa, Angélica Cristina Potrich. “Tivemos uma interação com o grupo, além de aprender novos métodos. Nessa troca de experiência, formamos novas amizades”. O Florir Toledo é mais que um projeto social. Para o aluno, Gabriel Luiz Cunha, o Florir é como uma segunda casa. “No Florir conhecemos pessoas, aprendemos coisas importantes para o dia-a-dia. No projeto fazemos amigos que valem para a vida inteira”.

VISITA – As visitas foram custeadas pela Prefeitura de Toledo, juntamente com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, como forma de retribuição pelos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, na cidade. De acordo com o coordenador, durante o período de férias escolares, o Florir Toledo atenderá normalmente, com uma programação especial, voltada ao meio ambiente e ao esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário